Para os conteúdos
Está agora em:  Página inicial

USF Ribeirinha

Empenhados por uma melhor Saúde.

  

O objectivo desta página web é proporcionar aos nossos utentes uma perspectiva geral das nossas actividades e da nossa equipa. Também encontrará informações acerca das áreas de interesse específicas e dos diversos serviços que oferecemos.

*************************************************************************************************************************

NOVIDADES (25-02-2017):

-> 5 anos de USF Ribeirinha! 5 ideias! (pagina inicial)

->  Atualizada lista de profissionais

->  Atualizada lista de médicos internos

Sobre nós

USF Ribeirinha

Especialidade principal:
Cuidados de Saúde Primários

Lista dos membros do local de prática clínica

  • Dr. Acácio Diogo
    Coordenador da USF Ribeirinha
    Especialidade: Medicina Geral e Familiar
  • Dr. André Negrão
    Médico
    Especialidade: Medicina Geral e Familiar
  • Dra. Filipa Godinho
    Médica
    Especialidade: Medicina Geral e Familiar
  • Dra. Halyna Rudysh
    Médica
    Especialidade: Medicina Geral e Familiar
  • Dra. Mª Armanda Gamenhas
    Médica
    Especialidade: Medicina Geral e Familiar
  • Dr. Ricardo Marques
    Médico
    Especialidade: Medicina Geral e Familiar
  • Dra. Sofia Neves
    Médica
    Especialidade: Medicina Geral e Familiar
  • Dra. Teresa D. Antunes
    Médica
    Especialidade: Medicina Geral e Familiar
  • Enf.ª Natércia Ramos
    Enfermeira Interlocutora
    Especialidade: Enfermagem Comunitária
  • Enf.ª Cristina Costa
    Especialidade: Cuidados Saúde Primários

Renovação de Receituário

Para renovar os seu receituário crónico, preencha o formulário próprio e deixe-o no recipiente que se encontra na área administrativa da USF Ribeirinha.

Note que apenas são prescritos medicação crónica que conste do processo clínico.

 

Baixe aqui o formulário.

5 anos de USF Ribeirinha! 5 ideias!

1)      A Unidade – Foi num ápice… que a nossa USF chegou à meia década… Quando há cinco anos, entrámos em funções na USF Ribeirinha, já muitas horas de trabalho neste projecto tinham passado por todos nós. O dia 25 de fevereiro de 2012, dia em que o Ministro da Saúde destapou a placa alusiva à inauguração da unidade, foi apenas o coroar de um sonho de uma jovem equipa de assistentes técnicos, enfermeiros e médicos. O sonho, tem-se vindo a concretizar: trabalhar em equipa, espírito de amizade, entreajuda, melhores cuidados aos utentes, melhores níveis de saúde… etc…

 

2)      Os Profissionais – dos 18 profissionais que iniciaram o projecto, alguns foram saindo e outros entrando. Actualmente a equipa conta com 20 profissionais (8 médicos, 7 enfermeiros e 5 assistentes técnicos). Todos empenhados numa melhor saúde. Realço a chegada da médica Dr.ª Filipa Godinho e da Enfª Cristina Costa, durante os meses de Dezembro/016 e janeiro/017. Mas hoje gostava de chamar a atenção para uma pessoa que, “juridicamente” não integra a unidade, mas esteve desde o inicio connosco nesta viajem. Essa pessoa chama-se Anabela, e é a nossa Assistente Operacional, tem passado com a nossa equipa, os momentos bons e maus, os risos e as angustias dos diversos momentos. A ela o nosso obrigado.

 

 

3)      Os Internos – (quero pedir desculpa antes demais, aos internos que não vou referir neste texto, mas sei que compreenderão) Em Janeiro de 2013, recebemos a nossa primeira “fornada” de internos. Quatro jovens talentosos, cada um à sua maneira. Ana Filipa Prata, Cristiano Figueiredo, Hugo Neves e Tânia Évora (esta colega foi transferida durante o processo formativo para a USF Lavradio). Os três médicos terminarão durante o próximo mês de abril o seu percurso de interno de Medicina Geral e Familiar. Todos nós, profissionais e utentes, nos habituámos à presença, todos nós, profissionais e utentes iremos sentir saudades. Sabemos que o futuro deles será risonho, pois as qualidades humanas e profissionais, são, no mínimo, exemplares. (acreditem! Não estou a exagerar!)

 

4)      As iniciativas – somos uma equipa interventiva, tentamos produzir ideias diferentes, para melhor, e nisso se enquadra as nossas iniciativas, as permanentes (Caminhada pela saúde e a Semana da Cultura) e as ocasionais (intervenções na comunidade). Sem dúvida que a semana da cultura é a nossa principal imagem de marca, e que marca quem está na nossa sala de espera. Em 2016, a ADAO (Associação de Desenvolvimento Artes e Ofícios), teve uma intervenção muito importante no desenvolvimento da exposição permanente.

Para o futuro continuamos empenhados nessas iniciativas, vamos tentar fazer outras, talvez inovadoras!

 

5)      Os Utentes – Propositadamente, deixei para ultimo este ponto. É para eles o nosso trabalho, é neles, na saúde e no controlo da doença que aflige cada um dos nossos utentes, que estamos focados. Penso que a maioria encara a nossa USF, como um ponto de referência. Sei também, que quando trabalhamos para uma população, haverá uma franja (maior ou menor) que considera que o trabalho desenvolvido, não é o melhor. Não será possível agradar a todos, mas o intuito de todas as medidas tomadas para melhorar o funcionamento da unidade, são tomadas com boas intenções, e sobretudo para melhorar o atendimento de todos, a qualidade de saúde de todos e tratando/controlando a doença.

Acreditem no nosso lema, porque nós acreditamos nele: Empenhados por uma melhor Saúde

 

Acácio Diogo

Coordenador da USF RIbeirinha

Conselho de Saúde

Entrevista ao Coordenador

Entrevista ao Coordenador

No passado dia 14 de Setembro o Coordenador da USF Ribeirinha esteve presente no programa de rádio da PopularFM, Portugalissimo, tendo sido abordados diversos assuntos relacionados com os cuidados de saúde primarios e a USF Ribeirinha. Deixamos agora algumas passagens da entrevista.

Ler em
Vídeo
Folheto APF - Pílula

Folheto APF - Pílula

Folheto informativo sobre a Pílula desenvolvido pela Associação para o Planeamento da Família. Este folheto dá a conhecer a Pílula como método contracetivo, explicando o seu modo de atuação, as diferentes alternativas e ainda responde às perguntas mais frequentes. Encontre também quais os pontos de contato da APF.

Ler em
Ficheiro
Folheto APF - Preservativos

Folheto APF - Preservativos

Folheto informativo sobre Preservativos desenvolvido pela Associação para o Planeamento da Família. Este folheto dá a conhecer os preservativos masculinos e femininos como métodos contracetivos, o seu modo de atuação, as suas diferenças e ainda responde às perguntas mais frequentes. Encontre também quais os pontos de contato da APF.

Ler em
Ficheiro
Folheto APF - Implante Contracetivo

Folheto APF - Implante Contracetivo

Folheto informativo sobre o Implante Contracetivo desenvolvido pela Associação para o Planeamento da Família. Este folheto dá a conhecer o métododo Implante Contracetivo, o seu modo de atuação e ainda responde às perguntas mais frequentes. Encontre também quais os pontos de contato da APF.

Ler em
Ficheiro
Folheto APF - Contraceção de Emergência

Folheto APF - Contraceção de Emergência

Folheto informativo sobre a Contraceção de Emergência desenvolvido pela Associação para o Planeamento da Família. Este folheto dá a conhecer o método de Contraceção de Emergência, o seu modo de atuação e ainda responde às perguntas mais frequentes. Encontre também quais os pontos de contato da APF.

Ler em
Ficheiro

Endereço do local de prática clínica

USF Ribeirinha

Avenida da Liberdade, Terminal RodoFerroFluvial do Barreiro Lote A4 - 1º Piso, Edifício Pingo Doce
Barreiro
2830 Barreiro

Tel.:  212069900

2ª a 6ª feira

Abertura: 8h00

Encerramento: 20h00

 

e-mail:

usf.ribeirinha@arslvt.min-saude.pt

Marcação Consulta por e-Agenda

                                            
picture3376636903011599430.jpg

Médicos Internos da USF Ribeirinha

Actualmente encontram-se em formação na área de especialidade de Medicina Geral e Familiar quatro médicos internos:

 

Dr.ª Ana Prata

(Orientadora: Dra. Teresa Antunes)

Dr. Cristiano Figueiredo

(Orientador: Dr. Acácio Diogo)

Dr. Hugo Neves

(Orientadora: Dra. Sofia Neves)

Dr. Tiago Pacheco

(Orientador: Dr. Ricardo Marques)

Dr.ª Sara Torres

(Orientadora: Dra. Halyna Rudysh)

Dr. Bruno Plácido

(Orientadora: Dra. Armanda Gamenhas)

Dr. Miguel Pisco

(Orientadora: Dra. Teresa Antunes)

Dr.ª Tânia Tavares

(Orientadora: Dra. Sofia Neves)

Dr.ª Joana Lobato

(Orientador: Dr. Ricardo Marques)

Dr.ª Sónia Lopes

(Orientador: Dr. Acácio Diogo)

 

  Sendo a USF Ribeirinha uma Unidade Formadora, é possível que a sua consulta seja realizada por um Médico Interno ou aluno de Enfermagem ou Medicina, colabore. Mantém, no entanto a opção de ser consultado pelo seu Médico de Família.

Garante-se a cada utente o direito a recusar que estejam presentes na sua Consulta formandos de qualquer área profissional.

 

Facebook USF Ribeirinha

   
picture3485365331743752225.jpg

Manual Merck

A Edição do Merck Manual Home Edition baseia-se no livro médico mais frequentemente usado na medicina, mas escrito em linguagem corrente por cerca de 300 contribuintes extraordinários.
Manual Merck
O livro abrange muitos conceitos médicos difíceis, mas está escrito em linguagem corrente.
Manual Merck de Saúde da Família

A informação disponibilizada não deve ser usada em substituição a uma consulta médica