Para os conteúdos
Está agora em:  Página inicial

Bem-vindo!

 A Associação dos Docentes e Orientadores de Medicina Geral e Familiar (ADSO) é uma pessoa colectiva sem fins lucrativos, que se rege pelos seus estatutos e é constituída de harmonia e em conformidade com o estabelecido pelo regime jurídico das Associações. Tem por finalidade fomentar e manter padrões elevados no âmbito da aprendizagem e ensino da Medicina Geral e Familiar (MGF); contribuir para a crescente dignificação profissional dos associados e defender os seus interesses; reforçar os laços de solidariedade entre Docentes, Tutores e Orientadores de Medicina Geral e Familiar; promover o aperfeiçoamento científico, técnico, cultural, organizativo, ético e humano dos seus associados.

A ADSO foi fundada em 2001. Tem âmbito nacional e pode estabelecer delegações regionais onde e quando o número de associados e as condições locais o justifiquem. Tal como está exarado nos seus estatutos, a associação procura promover actividades formativas e de investigação em MGF, produzir relatórios e publicar livros ou revistas relevantes para a formação, a troca de experiências e o intercâmbio nacional e internacional.

  • História da ADSO

    A ADSO, Associação dos Docentes e Orientadores de Medicina Geral e Familiar, teve o seu nascimento em Albufeira aquando da realização do Seminário Residencial para Orientadores de Formação do Internato Complementar de Clínica Geral da Zona Sul a 5 de Novembro de 2000.

    Foi sua principal impulsionadora a Drª Maria Isabel Santos que conjuntamente com o Dr. Luís Filipe Gomes e o Dr. Carlos Príncipe Ceia constituíram o primeiro grupo “Pro-ADSO”. A estes juntou-se posteriormente a Dr.ª Assunção Martinez.

    A primeira reunião explicativa dos objectivos e estratégias da ADSO teve lugar em Vilamoura a 17 de Março de 2001, aquando do 18º Encontro Nacional de Clínica Geral. Nesta reunião estiveram presentes 84 médicos ligados à formação em Medicina Geral e Familiar nas suas várias vertentes, ficando desde logo todos incluídos como associados fundadores da ADSO.

    Foi constituído um grupo de trabalho, que se encarregaria de elaborar os estatutos, marcar a escritura de constituição bem como organizar a 1ª Assembleia Geral para a eleição dos primeiros Corpos Sociais, constituído pela Drª Maria Isabel Santos, Drª Assunção Martinez, Drª Conceição Outeirinho, Drª Fernanda Raposo, Dr. Carlos Príncipe Ceia, Dr. Luís Filipe Gomes, Dr. Vasco Queiróz e Dr. José Augusto Simões.

    A ADSO foi constituída por escritura no Cartório Notarial de Monchique a 20 de Junho de 2001 tendo a 1ª Assembleia Geral, com eleição dos primeiros Corpos Sociais, decorrido em Coimbra no dia 19 de Outubro de 2001, a par das XVI Jornadas de MGF de Coimbra. Foram os primeiros, Presidente da Direcção, Prof. Doutor José Guilherme Jordão; Presidente da Assembleia Geral, Prof. Doutor Alexandre Sousa Pinto; Presidente do Conselho Fiscal, Drª Conceição Outeirinho.

  • In Memoriam - Prof. Doutor José Guilherme Jordão

    Prof. Doutor José Guilherme Jordão

    Prof. Doutor José Guilherme Jordão


     

    Prof. Doutor JOSÉ GUILHERME JORDÃO

     

    Um dos fundadores da Carreira Médica de Clínica Geral como Assessor do Gabinete do Dr. Paulo Mendo, Secretário de Estado da Saúde, para “O apoio técnico à implementação da Carreira Médica de Clínica Geral” e, mais tarde, iniciador da Especialidade de Medicina Geral e Familiar na Ordem dos Médicos, fazendo parte do Grupo de Especialistas que deram origem ao Colégio, quer ainda do ponto de vista Académico como primeiro Doutorado em Clínica Geral pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Foi também dos primeiros associados e mesmo fundador daAPMCGe da ADSO, sendo o seu primeiro presidente, e membro da WONCA e do EURACT.

     

    Desde o início contribuiu fortemente para a formação de milhares de médicos especialistas de Medicina Geral e Familiar, primeiro na concepção da formação e depois na Coordenação do Internato Complementar da Zona Sul e em centenas de intervenções a nível das Faculdades de Medicina do País, em Congressos, Cursos e Jornadas, profissionais e de actualização científica, em que o brilhantismo do seu discurso e o nível cultural e pedagógico do seu espírito era frequentemente solicitado. Interveio também na Formação Específica, primeiro como Sub-Director e depois como Director do Instituto de Clínica Geral da Zona Sul, até à sua extinção, tendo impulsionado neste Instituto a área da Investigação Cientifica e no apoio a trabalhos de inúmeros Colegas.

     

    Sendo de temperamento afável e conciliador soube manter em ocasiões difíceis a defesa da Clínica Geral a nível do Ministério da Saúde e das Faculdades de Medicina.

Conselho de Saúde

Sobre nós

ADSO Associação Nacional de Docentes e Orientadores

Medicina Geral e Familiar

Endereço do local de prática clínica

ADSO - Associação Nacional de Docentes e Orientadores de Medicina Geral e Familiar
Rua de Moçambique nº 33, R/C Dtº, Bairro Norton de Matos
Portugal
3030-062 Coimbra

Tel.:  239484287
Fax:  239484779

Email: diradso@sapo.pt  



Faça uma visita virtual


Quem pode ser sócio?

Podem ser sócios da ADSO todos os Médicos Especialistas em MGF, que exerçam actividades de Orientador de Formação ou de Docente de MGF, ou tenham exercido essas actividades pelo menos em um dos 3 anos anteriores ao momento em que requeiram associar-se. De acordo com os estatutos são direitos dos sócios participar em todas as actividades da ADSO e utilizar os respectivos serviços; receber todas as publicações periódicas da ADSO, propor à Direcção a realização de estudos e de quaisquer actividades que visem a prossecução dos fins da ADSO e tomar parte nas Assembleias Gerais. Por outro lado, são deveres dos associados, entre outros, pagar a jóia e a quota anual, nos termos e quantitativos fixados; desempenhar os cargos para que forem eleitos; prestar contas, sempre que se desloquem ao serviço ou em representação da ADSO, através da elaboração de relatório a apresentar à Direcção; concorrer, pela acção e comportamento, para o desenvolvimento da ADSO, para o seu bom nome no país e no estrangeiro, e para a eficácia da sua acção; contribuir para a realização dos fins da ADSO.



Próximos Eventos

  • Curso Euract sobre Avaliação, 15 a 17 de Novembro de 2012, em Leiria


A informação disponibilizada não deve ser usada em substituição a uma consulta médica